Um dos questionamentos mais comuns feitos por pessoas que querem dar uma cara nova ao seu imóvel – em especial em Alphaville – é se vale mais a pena construir ou reformar, levando em consideração alguns aspectos como gastos, mão de obra e tempo de conclusão.
Dessa forma, hoje falaremos de forma mais abrangente sobre esse assunto: será que é melhor construir ou reformar sua residência em Alphaville? Fique com a gente até o final deste artigo e descubra a resposta.
O que analisar na hora de escolher entre construir ou reformar?
De antemão, antes de escolher entre construir ou reformar a sua casa em Alphaville, veja alguns fatores que precisam ser observados:
- Idade do imóvel: Se a sua residência for muito antiga e você ainda assim tiver o desejo de construir uma laje, por exemplo, lembre-se de verificar se as estruturas estarão aptas a suportarem novos ambientes.
- Histórico de alterações: É extremamente importante que se faça um estudo sobre todas as intervenções realizadas no imóvel, certificando que ele ainda aguenta mais mudanças.
- Tubulações hidráulicas: Devido às tubulações mais antigas serem produzidas com ferro galvanizado e chumbo, é normal que elas enferrujem com o passar do tempo e precisem ser trocadas. A utilização de canos PVC é a melhor opção.
- Fiação: outro ponto importante a ser analisado na hora de construir ou reformar, fica por conta da fiação, já que as antigas podem causar curto-circuito e desperdício de energia em razão do seu desgaste e sobrecarga de equipamentos eletrônicos.
- Telhado: Caso o telhado seja de madeira, não se esqueça de verificar as suas condições, e veja se a estrutura da edificação foi abalada devido à infestação de cupins.
- Custo: Por fim, independente da escolha feita, pode ser que no final você acabe gastando mais do que o necessário. Para evitar que isso aconteça, faça uma pesquisa de preço de todos os materiais que serão utilizados e economize no orçamento.
Afinal, qual é melhor: construir ou reformar?
A princípio, a resposta para essa pergunta pode ser depende. Isso porque reformar pode não ser uma boa ideia caso o seu imóvel seja muito antigo e com o seu esqueleto já debilitado. Assim, se for necessário realizar grandes reparos estruturais, trocar instalações elétricas e hidráulicas, além do madeiramento dos telhados, construir é recomendado.
Em síntese, na reforma, deve-se fazer um levantamento do que se quer realmente modificar, onde a obra vai impactar, quanto essa reforma pode valorizar o imóvel e, principalmente, quais os custos envolvidos com materiais e mão de obra.
Conforme falado no tópico anterior, é preciso considerar o custo dos materiais, seja qual for a escolha feita. Além disso, existe o gasto com a contratação de um profissional apto a tocar o projeto. Frequentemente, o valor cobrado por um engenheiro ou arquiteto gira em torno de 5% do total da obra.
Por último, se todo procedimento for realizado em um imóvel recém adquirido, some a esses custos a documentação necessária, tempo de espera (para as propriedades compradas na planta), além de acessórios como portas, janelas e iluminação.
Quais as vantagens de construir um imóvel?
Construa do seu jeito
Ao optar por construir sua casa própria, abre-se a possibilidade de criar um projeto do absoluto zero e que esteja de acordo com todas as suas vontades. Além disso, os detalhes da casa não precisam ser decididos de imediato, podendo você ir construindo aos poucos e conforme as necessidades da família.
Por fim, a escolha de materiais de acabamento, azulejos e texturas, segue única e exclusivamente os seus gostos, fazendo com que o resultado fique exatamente como você imaginava.
Economize
Tenha a liberdade de pesquisar e comparar preços, optando por materiais que ofereçam um excelente custo-benefício. Sob o mesmo ponto de vista, contrate profissionais de confiança para executar o planejamento da obra. Segundo especialistas, é possível economizar até 30% construindo a própria casa em comparação a com a compra de um imóvel pronto.
Mercado imobiliário
O mercado imobiliário é um segmento muito forte e que vem crescendo a cada ano. Logo, ao construir a sua casa, você estará fazendo um investimento de médio-longo prazo que poderá lhe render um bom lucro no futuro.
Planejamento financeiro
O controle de gastos e o planejamento financeiro são um dos principais benefícios ao construir a própria casa. O motivo é que todas as despesas envolvendo a construção precisarão passar por sua aprovação, ficando mais fácil de entender o destino do seu dinheiro.
Sobretudo, ao final da construção, você se verá livre do pagamento de aluguel ou condomínio, sendo necessário arcar somente com os impostos devidos.
Tenha tudo novo
Construir a sua casa não apenas permite que você decida onde vai morar, mas, também, assegura que todos os aparatos, utensílios e a própria fundação da nova residência estejam em excelente estado.
Frequentemente, ao se mudar para uma casa já pronta, é normal que problemas com vazamentos, mofo e goteiras começarem a aparecer, fazendo com que seja necessário investir boa parte do seu dinheiro em reformas.
Entretanto, isso não acontece quando se constrói do zero, uma vez que toda estrutura do imóvel estará nova e em perfeitas condições de uso.
4 pontos-chave que irão te ajudar a decidir entre construir ou reformar
Se ainda estiver na dúvida entre construir ou reformar, veja essas 3 dicas que vão te auxiliar na escolha:
1. Verifica suas necessidades
Qual é a intenção por trás da construção ou reforma do imóvel? É para colocá-lo no mercado imobiliário? Se sim, a região onde você decidiu construir irá favorecer a venda?
Mas e se o imóvel estiver sendo construído para abrigar a sua família, será que o ambiente a ser reformado conseguirá contemplar tudo o que precisam?
Em síntese, responder a essas perguntas pode te ajudar a tomar algumas decisões.
2. Consulte um profissional
Um profissional de confiança, baseando-se nas suas necessidades e principalmente nas condições do ambiente, poderá te dizer exatamente qual a melhor opção a ser adotada, se construir ou reformar.
3. Você consegue acompanhar a obra de perto?
Acompanhar a reforma ou a construção de perto te ajuda a entender melhor tudo o que está sendo feito e permite que você faça o reajuste de prazos.
Além disso, muitas pessoas enfrentam problemas com funcionários desleais e que não entregam o que foi acordado. Desse modo, esteja atento a cada detalhe da construção e não hesite em procurar por outros serviços caso julgue necessário.
4. O espaço a ser reformado é muito antigo?
Em suma, se o seu imóvel for muito antigo, a reforma pode não ser uma opção aconselhável, pois, é muito provável que as estruturas da casa já tenham passado por outras reformas, além de se encontrar desgastadas devido à ação do tempo.
Assim, antes de optar entre construir ou reformar, verifique a condição da impermeabilização da casa, a rede elétrica, o estado do telhado, o sistema hidráulico e todos os demais cantos da residência.
Procure uma empresa especializada
Seja para construir ou reformar, lembre-se que o ideal é contratar uma empresa especializada para tocar esse projeto, afinal, essa é a única forma de garantir a conclusão do planejamento de obra sem que haja nenhum tipo de prejuízo para você ou para a sua família.