A preocupação com o meio ambiente é uma pauta que tem crescido bastante nos últimos tempos. Afinal, preservar o meio ambiente é um ato importante não só para a humanidade, mas para todos os seres que habitam a Terra. Por conta disso, existe interesse por parte de uma grande quantidade de pessoas a respeito de como construir uma casa sustentável.
A arquitetura sustentável e a bioconstrução são atividades cada vez mais presentes em moradias pelo Brasil. Isso porque além de ser ótimo para o meio ambiente, investir em uma casa sustentável é também garantir ambientes funcionais e estilosos.
Por isso, para um grupo de pessoas preocupado com a preservação do planeta, saber como construir uma casa sustentável e sintonizada com o futuro é uma prioridade.
Descubra agora o que é, quais as suas vantagens e como construir uma casa sustentável.
O que é uma casa sustentável?
O termo casa sustentável está na moda, mas muitas pessoas não sabem exatamente o que isso significa. Uma casa sustentável é uma moradia construída com materiais sustentáveis que tem como objetivo promover uma relação mais saudável com o meio ambiente e garantir o bem-estar dos moradores.
Além de ser ótimo para o meio ambiente, construir uma casa sustentável é também garantir ambientes funcionais e estilosos. Mas, o primeiro passo para entender o conceito de casa sustentável é ter em mente os aspectos que qualificam uma residência como sustentável ou não. Os dois pilares que norteiam esse conceito são:
- considerar quais são as intervenções ao meio ambiente enquanto a obra está em andamento;
- definir qual será o uso dos recursos naturais no dia a dia da casa que está sendo construída.
Durante a obra, as atitudes que podem ser adotadas para amenizar o impacto ambiental são:
- Reduzir os resíduos das obras. Para isso, você pode aumentar a frequência do seu recolhimento. Dessa forma, eles ficarão menos tempo agredindo o solo.
- Utilizar materiais recicláveis. Utilizar sempre novos materiais acaba poluindo cada vez mais o ambiente. Por isso, existem marcas que já apostam nos materiais recicláveis para aplicar na construção.
- Fontes alternativas de energia. As fontes limpas, como a energia solar, ajudam a diminuir os impactos no meio ambiente. E além disso, com o tempo, essa ação ainda irá representar uma grande economia para o morador.
Para entender como construir uma casa sustentável, é preciso saber que o principal objetivo é encontrar produtos resistentes, que não sejam descartáveis. Por isso, esse tipo de obra utiliza materiais com boa durabilidade e resistência. Esse projeto pede o melhor aproveitamento de materiais, para ser sustentável desde a construção até a utilização.
Por isso, o planejamento de como construir uma casa sustentável precisa ser muito bem elaborado. Ele precisa considerar a eficiência energética, a economia de água, a diminuição de resíduos, e outros pontos importantes. Esses projetos são possíveis graças a tecnologias verdes e produtos inovadores, obtidos por processos ecologicamente corretos.
Existem certificações que são oferecidas a esse tipo de projeto. Entre elas podemos citar a certificação AQUA-HQE e o selo ouro do Green Building Council. Para que uma casa seja considerada 100% sustentável, ela precisa atender com precisão diversas exigências técnicas.
As vantagens de uma casa sustentável
O fato é que não há um lar como uma casa sustentável. Essas moradias costumam ser extremamente confortáveis em diversos sentidos. Entre as inúmeras vantagens existentes, é preciso levar em consideração a sensação de satisfação consigo mesmo, por saber que está fazendo o que está ao seu alcance para ajudar o planeta e a sociedade a terem um futuro mais verde.
Entenda agora como construir uma casa sustentável é capaz de oferecer diversas vantagens.
Ter mais qualidade de vida
A melhor forma de ter conforto e bem-estar garantido para os moradores é buscar como construir uma casa sustentável. Isso porque o projeto arquitetônico de uma residência verde tem como prioridade a melhor aplicação e uso dos recursos naturais.
Por exemplo, a melhora da qualidade do ar e a proximidade com a natureza são pontos importantes para uma casa sustentável, e características assim propiciam mais qualidade de vida.
Causar menos impacto para o ambiente
Quando pensamos em como construir uma casa sustentável, essa é a vantagem principal que se costuma imaginar. Mas, para ter uma casa sustentável, não adianta apenas ter consciência da necessidade de preservação do meio ambiente.
É fundamental colocar isso em prática. Além disso, o processo de construção em si, pode prejudicar o ambiente de várias formas, por isso, a preservação deve ser pensada desde esse momento.
Quando você busca como construir uma casa sustentável e aposta na venda desse imóvel, você estará apresentando uma nova possibilidade de moradia ao seu potencial cliente.
Ele passará a perceber o quanto pode ser responsável pelos impactos que o ambiente sofre, gerando um efeito cascata, onde todos passarão a perceber com mais cuidado a importância de proteger o nosso meio ambiente.
Existem diversos pontos que precisam ser planejados na hora de decidir como construir uma casa sustentável. Uma das possibilidades é reduzir o desperdício de água através do uso de um sistema de captação de água da chuva.
Outra opção é reduzir o uso de energia elétrica com painéis de energia solar, entre outras soluções ecológicas.
Reduzir despesas
Sem dúvidas, a redução da utilização dos recursos é uma vantagem muito importante, afinal, essa é a maior contribuição para o meio ambiente. Porém, ao buscar como construir uma casa sustentável, você também consegue uma ótima vantagem que é a redução das despesas. Contas como água e energia elétrica são consideravelmente reduzidas pelo menor aproveitamento dos recursos.
Economizar na construção
Quando você busca como construir uma casa sustentável, existem alguns tópicos que podem ser mais caros que os convencionais. É o caso de madeiras certificadas e painéis de energia solar.
Porém, existem aspectos na construção da casa sustentável que podem ser mais baratos, como no caso de materiais reaproveitados. E mesmo os materiais mais caros, vão valer a pena, já que eles ajudam a reduzir as despesas.
Fazer menos manutenções na casa
Ao buscar como construir uma casa sustentável, você vai perceber que será necessário fazer menos manutenções que o usual. Isso porque a redução ou eliminação de desperdícios no dia a dia faz com que você gaste menos com limpeza, geração de lixo e outras coisas. Sem contar que a entrada correta de luz natural evita mofos, e o telhado verde diminui o risco de infiltrações.
Promover economia de energia a partir da iluminação
Essa é uma economia de curto e de longo prazo. A diminuição da conta de energia é uma das maiores vantagens na hora de buscar como construir uma casa sustentável. E essa economia pode ser conseguida a partir da iluminação. Afinal, esse tipo de casa costuma ter janelas e vidros que promovem a entrada da luz natural, evitando o uso de energia elétrica para iluminar ambientes.
Impactar positivamente a sociedade
Uma residência verde é capaz de impactar positivamente a sociedade. Isso porque quando você busca como construir uma casa sustentável, não estará impactando apenas os moradores dessa casa, mas também, estará promovendo a conscientização de todos que estão por perto.
O fato é que os benefícios de uma casa sustentável são facilmente notados. Todos ao seu redor perceberão o quanto a sua construção será capaz de gerar menos impactos negativos para o nosso planeta. E isso faz com que essas pessoas próximas passem a refletir sobre o assunto. Dessa forma, o morador será capaz de criar uma comunidade mais consciente.
Proporcionar conforto aos moradores
Ao buscar como construir uma casa sustentável, você vai perceber que todos os materiais utilizados na construção delas tendem a ser de altíssima qualidade. Por isso, o conforto gerado para os moradores será bem maior. Isso acontece por conta do toque suave dos materiais nobres do acabamento, e também pela decoração em si.
Por isso, quando falamos em conforto, em uma residência verde, ele sai do campo físico e passa até mesmo para o visual e auditivo. A visão é agraciada com o acabamento elegante e a audição é beneficiada pela acústica interessante, promovendo todo esse conforto.
Melhorar o ar do ambiente
Essa é uma vantagem pouco explorada quando buscamos como construir uma casa sustentável. Mas, o fato é que a distribuição dos materiais e as matérias escolhidas para a criação da casa em si exercem a função de melhorar o ar do ambiente.
Com as janelas amplas, o ar circula de forma expressiva, o que inibe a proliferação de fungos, bactérias e até vírus.
Reduzir o consumo de água
Ao buscar como construir uma casa sustentável, você também consegue obter a vantagem de reduzir o consumo de água. Os sistemas de captação de água da chuva ajudam nessa economia. Eles permitem aproveitar essa água em diversos tipos de consumos residenciais.
Como construir uma casa sustentável?
Existem empresas que são especializadas em construções sustentáveis. Essas empresas são comprometidas com a diminuição do impacto ambiental, e por isso, recebem um selo verde, que é um tipo de certificação. Sendo assim, depois de entender como construir uma casa sustentável, o primeiro passo é buscar uma empresa dessas.
Em seguida, existem alguns fatores que precisam ser considerados no projeto de como construir uma casa sustentável. Conheça agora quais são esses fatores.
Localização
Um ponto muito importante é a escolha da localização da casa. O local escolhido precisa ser longe de áreas de preservação, já que mesmo com a redução, não é possível eliminar por completo o impacto negativo ao ambiente.
Outro fator importante é que o local seja favorável no sentido de locomoção. Assim, é possível evitar o uso de carros, minimizando a dispersão de poluentes.
Materiais ecológicos
Outro fator importante é pensar nos materiais que serão utilizados na obra. Afinal, diminuir os resíduos também é fundamental ao construir uma casa sustentável. Normalmente, existe bastante desperdício de água, argamassa, tijolos e outros materiais. Mas, em uma residência verde, você usa materiais ecológicos que evitam desperdícios que poluem o ambiente.
Isso também se aplica aos materiais de acabamento. Entre os materiais ecológicos podemos citar bambu, tijolo ecológico com cimento, terra, água, argamassa de argila, ecogranito, tinta mineral ecológica, entre outras opções. Esse material, além de ajudar o meio ambiente, ainda ajuda a reduzir o custo da obra.
Iluminação natural e área verde
Quem sonha com um projeto de uma residência verde, não pode deixar de incluir nos planos uma iluminação natural e uma área verde. Em relação à iluminação, é preciso fazer uso de muitas janelas, que costumam ser maiores e mais numerosas do que as encontradas em construções convencionais.
É preciso também trabalhar com aberturas entre ambientes. Além de ser lindo, assim você consegue aproveitar melhor a iluminação e ainda gasta menos com energia. Já em relação à área verde, ela pode ser estruturada dentro ou fora da casa. Outra opção é apostar no telhado verde, que ajuda a manter a temperatura ideal e colabora no isolamento acústico.
Recursos econômicos
Como vimos, além de ajudar o ambiente, uma casa sustentável contribui para a economia de contas. Existem sistemas elétricos e hidráulicos que podem ser incluídos no projeto que ajudam na economia de água e luz.
No caso da luz, é possível investir em painéis solares. Já quando se trata da água, você pode optar por uma cisterna, que capta e armazena água da chuva.
Objetos para economia
Existem alguns objetos que são utilizados no nosso cotidiano, e que colaboram em um projeto de casa sustentável. Afinal, mesmo um detalhe que parece pequeno, quando repetido diversas vezes, contribui para uma grande preservação de recursos, e até para a economia financeira.
Por exemplo, você pode optar por instalar uma torneira automática em casa. Também pode investir em descargas econômicas, lâmpadas de LED, e também, eletrônicos e eletrodomésticos com melhor eficiência. Ao buscar informações sobre como construir uma casa sustentável, verifique as opções para garantir um projeto 100% sustentável.
Agora que você já sabe o que é e como construir uma casa sustentável, conheça a Kolin. Nossa empresa integra equipes multidisciplinares para gerir sua obra, resultando em previsibilidade financeira, cronogramas pontuais, economia de recursos, segurança e tranquilidade.